Rua Major Gabriel, 1721, Centro

Projeto vida e saúde do idoso ativo – 18/11/2021

OBJETIVO: Proporcionar de forma preventiva, a melhoria da qualidade de vida das pessoas envelhecentes e idosas, considerando o cenário da pandemia da Covid-19, por meio de equipe multiprofissional, com práticas esportivas, recreativas e culturais, assegurando o bem-estar do corpo e da mente, as potencialidades, a autonomia, visando a garantia de direitos, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a inclusão social.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Em 53 (cinquenta e três) núcleos de idosos na capital de Manaus e 7 (sete) núcleos em municípios da área metropolitana (Manacapuru, Rio Preto da Eva, Iranduba, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Novo Airão).
JUSTIFICATIVA: Visando ampliar as políticas públicas e o fortalecimento da rede de apoio de garantia de direitos e de proteção a pessoa idosa, bem como as que estão em processo de envelhecimento se faz necessário mais programas e projetos voltados ao bem-estar social e saúde de uma pessoa ativa, como forma de prevenção e regressão das atividades cotidianas e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É nesse contexto que o Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo busca contribuir com a melhoria de sua qualidade de vida, estimulando a participação nas ações e programas que privilegiem o envelhecimento ativo, com foco na cidadania, longevidade e inclusão social.
METODOLOGIA: As ações do projeto dar-se-á pela equipe multiprofissional formada por profissionais de educação física, dança, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia e técnico de enfermagem entre outros, de forma sistemática. Serão um total de 60 (sessenta) grupos com aproximadamente 50 (cinquenta) envelhecentes e idosos. As realizações das atividades em cada grupo serão de, no mínimo, duas vezes por semana e de acordo com o planejamento e o cronograma realizado pela equipe técnica do projeto, os quais realizarão a elaboração do plano de trabalho anual, elaboração do calendário de visita aos grupos, cadastramento por meio de busca ativa na área de abrangência do projeto.

Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!