Rua Major Gabriel, 1721, Centro

Projeto de apoio ao programa busca ativa escolar – 27/10/2021

OBJETIVO: Apoiar a Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, possibilitando o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas a fim de garantir sua participação ativa no ambiente escolar por meio da execução do Programa Busca Ativa.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Em todas as escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino do Estado do Amazonas.
JUSTIFICATIVA: A reprovação e o abandono do ensino e a distorção entre idade e série escolar são problemas recorrentes no cenário educacional brasileiro. Com a pandemia da Covid-19, essa realidade foi acentuada e a disparidade socioeconômica do país ficou ainda mais evidente. Em Manaus os motivos do alto índice de evasão escolar na rede estadual do Amazonas variam, entre as causas principais a dificuldade de conciliar os estudos com trabalho. Pesquisa interna da SEDUC/AM indica que pelos menos 21,7% dos alunos deixam a escola por conta de emprego, seguido por gravidez (14,1%), doença (14,1%), cuidar da família (12,2%) e falta de vontade de estudar (10,3%).
METODOLOGIA: As atividades serão executadas através da contextualização e levantamento de dados sobre a situação socioeconômica da rede escolar da SEDUC, da legislação e dos indicadores de exclusão escolar no Estado, de forma a compreender o cenário para a implementação. Proceder com mapeamento de todas as escolas estaduais de cada regional/coordenadoria/diretoria de ensino, por etapa de ensino e localização.

Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!