Rua Major Gabriel, 1721, Centro

Projeto de apoio ao fortalecimento das ações de fomento e a produção sustentável rural no estado do Amazonas – 01/07/2020

OBJETIVO:  Apoiar o fortalecimento das ações de fomento e o estímulo à produção sustentável rural referente aos programas do Plano Plurianual do Estado (2020-2023) no âmbito do componente “Produzir Amazonas”, assim como as ações do “Plano Safra Amazonas” que estão comprometidos com os agricultores familiares, produtores rurais, empresários do setor, pescadores, manejadores, indígenas, extrativistas, associações, cooperativas, colônias, sindicatos, universidades e demais entidades ligadas ao setor agropecuário para o crescimento sustentável do agronegócio nos 62 municípios do Estado do Amazonas.
ÁREA DE ATUAÇÃO: Nos 62 (sessenta e dois) municípios do Estado do Amazonas.
JUSTIFICATIVA: O Amazonas possui aproximadamente 270 mil produtores rurais, distribuídos em 64 mil propriedades. Desse total, aproximadamente 94% pertencem à agricultura familiar. Da agricultura familiar vem 38% do valor bruto da produção agropecuária e o setor responde por 07 (sete) em cada 10 (dez) postos de trabalho no campo, sendo responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira, constituindo-se num importante instrumento de controle da inflação e termômetro da crise financeira. Atualmente, um dos principais gargalos para a produção agropecuária em um âmbito regional é a questão do grande número de agricultores familiares que tem poucas possibilidades de aumentar a sua produção e produtividade, por terem dificuldades de acessar as linhas de créditos. Tais recursos são impossibilitados de chegar aos produtores frequentemente pela inadimplência de alguns agricultores e em muitos casos pela burocracia bancária, tendo com principais entraves a regularização fundiária e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
METODOLOGIA: Os profissionais contratados irão desenvolver as seguintes atividades junto aos beneficiários do projeto: Promover o programa de capacitação por meio do curso caseiro rural; Apoiar e incrementar a emissão do CAR para subsidiar o CAF; Apoiar o fomento do manejo florestal; Fortalecer a cadeia produtiva da borracha; Apoiar a infraestrutura de produção, transporte e escoamento; Incentivar as boas práticas da pecuária sustentável; Promover o incentivo à agricultura familiar urbana dentre outras diversas.

Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!